terça-feira, 4 de setembro de 2007

Curso a distância de Economia da Cultura

Já estão abertas as inscrições para o curso a distância de Economia da Cultura, realizado pela DUO Informação e Cultura, sob coordenação de conteúdo de Ana Carla Fonseca Reis.

O curso tem como objetivo introduzir questões relativas à economia da cultura, explicitando como a compreensão da lógica e dos instrumentos econômicos pode impulsionar a consecução dos objetivos de política e gestão culturais, jogar novo olhar sobre o papel da cultura como estratégia de desenvolvimento e nos posicionar no mercado global de produtos e serviços culturais. Acessível a não-economistas e enriquecedora a economistas, as aulas apresentarão um leque conceitual de princípios econômicos com os quais convivemos no dia-a-dia e uma miríade de exemplos práticos, nacionais e internacionais.

Conteúdo:

Aula 1 - ADAPTAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM EAD (ENSINO A DISTÂNCIA)
Esta aula tem por objetivo quebrar resistências a uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com a tecnologia, analisar os vários pontos da plataforma do curso, otimizar a utilização de seus recursos e explicitar a metodologia de aprendizagem adotada. Por fim, apresentar o curso, detalhar o conteúdo de cada aula, os nomes e currículos dos profissionais envolvidos em sua concepção pedagógica e fazer um exercício prático no Fórum.
Prof. Luiz Fernandes de Assis
Período: 17 a 21 de setembro

Aula 2- INTRODUÇÃO À ECONOMIA - UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Esta aula abordará os fundamentos da economia, em uma linguagem prática e acessível a alunos de qualquer formação. Serão apresentados os princípios básicos que sustentam as notícias econômicas de todos os dias, permitindo ao participante aguçar sua percepção dos temas que afetam o ambiente econômico mundial e familiarizar-se com o vocabulário econômico básico para as próximas aulas, fazendo-o visível em situações cotidianas.
Prof. Stefano Florissi
Período: 22 a 01 de outubro

Aula 3 - ECONOMIA DA CULTURA - FAZENDO DA ECONOMIA UMA ALIADA DA CULTURA
Esta aula buscará instrumentalizar o aluno para a análise do setor cultural, tendo por referência a economia, antropologia e desenvolvimento urbano. Abordará a discussão do próprio conceito de economia da cultura e sua abrangência, a análise da ciência econômica no contexto atual e a aplicação dos conceitos, visto às especificidades culturais: falhas de mercado no campo cultural, capital cultural e sustentabilidade, Teoria do Capital Humano e bens meritórios, efeito multiplicador da produção cultural, consumo cultural – indústrias culturais, reprodutibilidade e formas de valor. Valoração econômica dos bens e serviços culturais e transferência de valor. Dados estatísticos da produção e do consumo cultural disponíveis.
Prof. Leandro Valiati
Período: 2 a 11 de outubro

Aula 4 - ECONOMIA DA CULTURA E DESENVOLVIMENTO - ESTRATÉGIAS NACIONAIS E PANORAMA GLOBAL
Esta aula abordará a economia da cultura sob um ângulo contemporâneo: o desenvolvimento sustentável. Como produtos e serviços culturais podem contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma região, seus benefícios sociais e econômicos. Abordará a complexa interdependência e sinergia das políticas de cultura com as de turismo, educação, meio ambiente e de relações exteriores; Os instrumentos de intervenção no mercado, disponíveis nas esferas municipal, estadual, nacional e global, observando o impacto das legislações multilaterais de direitos de propriedade intelectual e os fluxos internacionais de bens e serviços culturais; As leis de incentivo à cultura e o gargalo dos financiamentos aos empreendimentos culturais à partir da análise de exemplos práticos. Abordará a economia criativa, abrangendo um leque vasto de setores e formas de atuação, navegando da economia solidária à produção de conteúdos multimídia; Oportunidades e obstáculos que os direitos de propriedade intelectual apresentam aos países em desenvolvimento em um balanço mundial de forças desiguais. Por fim, o delicado tema da exclusão digital como exclusão cultural e o alento trazido pela convergência tecnológica.
Profa. - Ana Carla Fonseca Reis
Período: 12 a 21 de outubro

Aula 5 - GESTÃO DE ESPAÇOS E POLÍTICAS SETORIAIS - UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA
Esta aula trará a aplicação prática de uma ampla base conceitual, abordando temas candentes, como o planejamento de espaços e políticas setoriais, a necessidade de acompanhar e antecipar mudanças sociais, o desafio de considerar o impacto nas novas mídias e tecnologias na produção, na distribuição e no consumo de produtos e serviços culturais e a sempre difícil questão do acesso a recursos.
Prof. Ronaldo Bianchi
Período: 22 a 31 de outubro

Metodologia:
- O curso será realizado a distância, pela internet, utilizando uma plataforma web, própria da DUO.
- Na plataforma estarão disponibilizados os conteúdos de cada aula e um fórum de debates, onde o aluno terá participação efetiva.
Os professores, os monitores, os coordenadores e os alunos participarão do Fórum levantando os temas mais polêmicos e respondendo dúvidas, de forma assíncrona, ou seja, não haverá necessidade de estarem no ambiente simultaneamente.

Estima-se uma Carga horária de 45h distribuídas em leitura de textos e participação em fóruns de debates.

Período:
De 17 de setembro a 31 de outubro

Investimento:
R$500,00
Formas de pagamento:
R$ 450,00 à vista ou 2 parcelas mensais iguais de R$250,00.

Incrições:
As inscrições estão abertas no site www.duo.inf.br, até dia 16 de setembro.

Requisitos tecnológicos:
Computador conectado à internet.

Vagas:
Serão oferecidas 150 vagas, neste semestre, e a DUO Informação e Cultura reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não atinja o número mínimo de alunos, com a devida devolução de valores e documentos.

Avaliação e certificação:
Haverá avaliação de participação do aluno no Fórum de Debates e será outorgado um certificado de um curso livre fornecido pela DUO Informação e Cultura aos que atingirem a participação mínima exigida.

Mais informações:
Tel.: (31) 32978242 ou pelo email curso@duo.inf.br


FONTE: Cultura e Mercado

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