quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Termo de referência incentiva micro e pequenas empresas do setor cultural

O projeto irá orientar as ações do Sebrae em todos os estados do Brasil



O ministro da cultura, Gilberto Gil estará em Belo Horizonte no dia 28 de agosto para lançamento do Teia 2007. O projeto é um encontro da diversidade cultural e reunirá pontos de cultura participantes do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania. Durante o evento será também lançado o Termo de Referência para atuação do sistema Sebrae na cultura e entretenimento.


Elaborado pelo Sebrae Nacional, o Termo de Referência irá favorecer todos os segmentos da cultura, como a música, o audiovisual, as artes cênicas e visuais, a telecomunicação e radiofusão, o editorial e as manifestações culturais. O documento norteará projetos e ações realizados em todo o país e pretende estimular negócios de micro e pequenas empresas que atuam no setor cultural.


O projeto pretende apoiar e fortalecer o desenvolvimento de negócios na área, estimular a competitividade dos produtos e serviços culturais e promover a melhoria da infra-estrutura de produção e circulação. "Queremos, ainda, contribuir com a sistematização e o fornecimento de informações, importantes para o setor de cultura em Minas Gerais", explica a técnica do Sebrae Minas, Regina Faria.


A inciativa do Sebrae foi motivada pelo crescimento do empreendedorismo cultural. O setor é responsável por aproximadamente 4% do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo o Cadastro Central e Empresas do IBGE, em 2003, no Brasil eram mais de 269 mil empresas de produção cultural que geraram a ocupação de cerca de 1.431 pessoas, das quais 1007 eram assalariadas. "É um setor que ainda está em desenvolvimento e merece uma atenção especial", enfatiza Regina.


Em Minas, a expectativa é que as ações previstas no documento devam começar no início do ano que vem. Micro e pequenas empresas (MPE’s) de Belo Horizonte e Uberaba poderão ser beneficiadas. A região de Cataguases, na Zona da Mata do Estado, também deverá ser contemplada com as ações do Sebrae Minas. Na cidade, o Sebrae Minas já vem atuando - em parceria com instituições ligadas ao setor cultural em um projeto de desenvolvimento e capacitação das MPE’s . "Cataguases é peculiar no que diz respeito a sua expressão cultural. A cidade foi palco de importantes movimentos culturais. Hoje, a atividade é vista como uma das potencialidades econômicas, que conta com vários espaços em funcionamento", justifica.


Teia
No mesmo evento o ministro Gilberto Gil lançará o projeto Teia - o maior encontro da diversidade cultural do Brasil, que neste ano, irá reunir em Belo Horizonte, os 650 pontos de cultura participantes do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania. De 7 a 11 de novembro, o encontro ocupará vários espaços culturais da cidade. Na Serraria Souza Pinto será realizada a Feira de Economia Solidária. O Sebrae Minas irá promover no local uma rodada de negócios e palestras sobre empreendedorismo cultural.


Serviço
Lançamento da Teia e do Termo de Referência para atuação do Sebrae na cultura e entretenimento

Dia 28 de agosto
Palácio das Artes – Belo Horizonte/MG
Entrada somente para convidados.
www.teia2007.org.br

FONTE: Assessoria de imprensa do SEBRAE

Nenhum comentário: